História do Movimento Bandeirante
O Movimento Bandeirante iniciou-se na Inglaterra em 1909, criado por Lord Robert Baden - Powell, coronel, militar inglês que defendeu Mafeking, na África do Sul, durante a guerra em 1899. Com suas experiências militares e de treinamento de jovens, lançou uma série de publicações destinadas ao público infanto-juvenil. Em 1909 promoveu uma reunião de jovens (meninos) que utilizavam suas idéias de treinamento e exploração no Palácio de Cristal. Foi com grande surpresa que viu algumas irmãs desses meninos reivindicarem um Movimento com características próprias destinado a elas.
Em 1910 a irmã do Robert Baden-Powell, Agnes Baden-Powell, projetou o Movimento Escoteiro para as meninas, denominando-o GIRLS GUIDES. Em 1912, Robert Baden-Powell casou-se com Olave Soames, que deu continuidade ao movimento e em pouco tempo se espalhou pelo mundo, e no Brasil recebeu o nome de Movimento Bandeirante.
No dia 13 de agosto de 1919 as primeiras 11 jovens faziam a primeira promessa bandeirante na cidade do Rio de Janeiro.
A Federação de Bandeirantes do Brasil é uma entidade de educação não-formal, sem fins lucrativos, filantrópica e não político - partidária. É aberta às crianças (a partir de seis anos) e jovens e conta com adultos voluntários. É constituída pelo conjunto de Regiões e Núcleos Isolados a ela filiados. É uma das mais antigas organizações que trabalha a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável nos seus programas educativos para crianças e jovens. Mais de 1.000.000 de pessoas já participaram direta ou indiretamente do Movimento Bandeirante.
Sua missão é ajudar crianças e jovens a desenvolverem seu potencial máximo como responsáveis cidadãos do mundo.
A FBB é membro titular da "Wold Association of Girl Guides and Gil Scout" (WAGGGS), que tem 136 países filiados e mais de 9 milhões de membros. A Associação Mundial de Bandeirantes é reconhecida como uma das principais organizações de promoção de crianças e jovens em todo o mundo. Sempre atualizada em temas voltados para as tendências de um mundo em mudanças que visem uma contribuição social, o bandeirantismo amplia seu perfil de atuação junto às Organizações Governamentais e Não Governamentais, em projetos de parceria e apoio institucional.
Qual a finalidade do Movimento Bandeirante?
Há mais de 75 anos a ação do Bandeirantismo é baseada em um Programa Educativo e dirigido ao público infanto-juvenil, sem distinção de sexo, etnia, credo ou classe social. Compartilhando de um pensamento global de criação de uma cidadania ativa e responsável pela auto-sustentação do planeta e das sociedades, o Movimento visa:
- integrar o jovem na comunidade para que, conhecendo a realidade e que vive e que o rodeia, saiba compartilhar, participar e seja consciente de sua responsabilidade social;
- desenvolver suas potencialidades através da educação ativa, informal e do trabalho em equipe;- contribuir para a formação do caráter, valorizando o crescimento pessoal para que o jovem se torne leal nas atitudes e ações, respeite o próximo, a vida e o trabalho humano, enfim: formar cidadãos íntegros, responsáveis, participantes, solidários e livres.
Que atividades realiza o Movimento Bandeirante?
Os Programas e Atividades promovem:
- o desenvolvimento de habilidades e aptidões;- a convivência e a amizade, valorizando as relações interpessoais e a vida em equipe;- a cultura e o interesse pela atualidade, convivendo com fatos novos e respeitando diferentes culturas e tradições;- a participação comunitária e a ajuda ao próximo, construindo o bem estar social;- a cidadania, reconhecendo os direitos de cada um para promover a dignidade da pessoa humana;- o respeito à saúde e ao meio ambiente, visando a interação com o meio físico natural.
Como atua o MB?
No Brasil, O MB é misto em alguns Núcleos e Regiões; crianças e jovens têm entre 06 e 18 anos e a participação é aberta a todos os interessados. As atividades são divididas por ramos, que variam com a idade da criança. Depois dos 18 anos a pessoa (homem ou mulher) podem ingressar no MB como Coordenadores ou membros de Diretoria. Os ramos são:- Fada / Mago: de 06 à 08 anos;- B1 (Bandeirante 1): de 09 à 11 anos;- B2 (Bandeirante 2): de 12 à 14 anos;- Guia: de 15 à 21 anos.
Método Bandeirante
O Movimento Bandeirante tem um método de educação baseado: na vida em pequenos grupos e em equipes (divididos por faixas etárias), na convivência entre jovens e adultos, na adesão a um compromisso pessoal e respeito a valores éticos, na convivência com a natureza, na busca constante de sua progressão, na simbologia característica do Movimento, no serviço comunitário e na educação pela ação. O Método Bandeirante expressa, em seus elementos, o pensamento do fundador do Bandeirantismo, Lord Baden-Powell, e os princípios que o norteiam constituem a unidade de Ação do Bandeirantismo em todo mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário